sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os Sete saberes necessários à Educação do Futuro (Morin)


Os fundamentos propostos por (MORIN, 2001) com Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro, os quais a escola teria a missão de ensinar:

· As Cegueiras do Conhecimento: o erro e a ilusão – O conhecimento do conhecimento é fundamental para enfrentar a tendência ao erro e à ilusão.

· Princípios do Conhecimento Pertinente – O conhecimento precisa aprender os problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais.

· Ensinar a Condição Humana – A educação deve fazer com que cada um tome conhecimento de sua identidade comum a todos os outros humanos. É preciso reunir os conhecimentos dispersos nas ciências da natureza, nas ciências humanas, na literatura e na filosofia para se obter uma visão integrada da condição humana.

· Ensinar a Identidade Terrena – É preciso ensinar a história da era planetária, que se inicia com o estabelecimento da comunicação entre todos os continentes no séc. XVI, e mostrar como todas as partes do mundo se tornaram solidárias, sem contudo, ocultar as opressões e a dominação que devastaram a humanidade e que ainda não desapareceram.

· Enfrentar as Incertezas – A educação deveria incluir o ensino das incertezas, seria necessário ensinar princípios da estratégia que permitissem enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza.

· Ensinar a Compreensão – O planeta necessita em todos os sentidos de compreensão recíproca. O ensino e a aprendizagem, pedem a reforma das mentalidades. O ensino da compreensão será a base para o desenvolvimento da paz.

· A Ética do Gênero Humano – A educação deve conduzir a antropoética, levando em conta o caráter ternário da condição humana, que é ser ao mesmo tempo indivíduo/sociedade/espécie.